.

Retrospectiva Literária 2015 - Parte 1

O ano tá acabando e é com muita alegria que a gente vem aqui primeiro, agradecer a todos que vem acompanhando a gente desde e o começo e também aos nossos novos seguidores, o carinho de vocês é o que faz isso tão especial pra nós.

Além disso, resolvemos fazer uma retrospectiva e como somos em duas por aqui, resolvemos fazer duas postagens diferentes com os nossos favoritos de 2015.


Bom, chega de enrolar né?! Aqui vai a listinha com os quatro melhores livros que eu li em 2015:




Maybe Someday da Colleen Hoover basicamente conta a história do romance entre a Sydney e o Ridge e confesso que foi uma grande surpresa pra mim. A Ju, sempre me falou muito bem dessa autora, mas eu sempre fiquei hesitante em relação aos livros dela por serem basicamente romances, o que me passava a impressão de serem um pouco bobinhos.
Mas eu posso dizer que estava errada, isso porque, a história gira sim em torno do romance desses dois personagens, no entanto, a escrita é muito bem feita e a história é contada quase com um tom de poesia.
Explicando melhor, os dois personagens principais tem uma conexão através da música e é através dela que eles se comunicam e expressam seus sentimentos e frustrações, assim como a usam como ferramenta para superar os momentos difíceis, o que acaba dando à história uma profundidade ainda maior.
Essa com certeza é uma leitura que me tocou e ensinou muito nesse ano de 2015 e que eu recomendo como um livro pra se ler pra vida.

In the Absence of Light da Adrienne Wilder foi uma outra ótima surpresa que 2015 me proporcionou. Eu devo dizer que nunca tinha ouvido falar dessa autora, porém, em uma das minhas várias navegações pelo Goodreads, eu me deparei com essa relíquia e eu posso afirmar que não me decepcionei nem um pouco com a aquisição.
O livro conta a história de Morgan, um homem que sofre com o autismo, e Grant, um ex criminoso que vai para essa pequena cidade do interior permanecer até que o FBI não o tenha mais em seu radar. Acontece que nem tudo é o que parece e como a autora nos ensina lindamente no livro, a luz muitas vezes engana e não nos permite enxergar o que realmente importa, o que muitas vezes impossibilita que conheçamos e vivenciemos experiências e pessoas incríveis.
A trama gira em torno de diversos elementos: o passado criminoso de Grant, que o ligam ao FBI e a outros criminosos; o passado amoroso de Grant com um tal agente infiltrado do governo; a história de Morgan e sua superação da doença, bem como os dramas vividos por ele antes de Grant chegar à cidade.
O que eu posso dizer com toda a certeza é que essa é uma linda história de amor, mas mais do que isso, de superação, seja do preconceito, seja das limitações que muitas vezes nós mesmos nos impomos, seja do que for, e ele é uma lição que pretendo levar pra vida toda.

The Law of Moses da Amy Harmon é simplesmente uma joia que eu pude ler esse ano, aliás, como tudo o que essa brilhante autora escreve, diga-se de passagem.
Essa autora é diferente e acho que a melhor forma que eu tenho de fazer jus ao talento que ela demonstra é começando pela nota que esse livro recebe: 5 estrelas, são cinco estrelas pra uma história envolvente, que te fará rir, chorar, pensar, aprender e rever alguns conceitos. Uma trama, que como todo livro de Amy Harmon, você vai levar pro resto da sua vida!!
A trama gira em torno do romance entre Moses, um filho de um viciada em drogas, e Georgia, uma menina do interior americano, cujos pais praticam terapia equina em sua fazenda. Acontece que eles não são somente isso, ambos os personagens são muito mais multidimensionais, o que traz profundidade à história, bem como um realismo que te faz sentir como se conhecesse esses personagens pessoalmente.
A história é contada em duas partes, da infância até a adolescência de Georgia e Moses e depois com eles na fase adulta, então podem esperar um pouco de angústia ao longo do livro. Mas tudo faz parte de um processo e nada acontece em vão.
Além disso, a trama também trata de assuntos como religião, mas não no sentido estrito da palavra, mais no sentido da fé demonstrada em diversas formas, dramas psicológicos e também tem um toque de mistério, o que só me faz recomendar ainda mais esse livro sensacional que 2015 me trouxe.

Por fim, e pra não dizer que só falei de autores internacionais, uma ótima surpresa que 2015 me trouxe foi essa série Supernova: O Encantador de Flechas do Renan Carvalho.
A história se passa em uma cidade que vive sobre um regime ditatorial que acaba sofrendo muito por conta disso, uma vez que os políticos e membros dessa elite são os únicos que usufruem de regalias, com o restante da população vivendo em diversos níveis de precariedade. O governo controla tudo, desde o funcionamento dos transportes até aquilo que é ensinado nas escolas e aos poucos passa a utilizar a ignorância da população para gerar uma guerra civil em que os magos seriam os culpados por tudo aquilo de ruim que acontecia com a sociedade.

No entanto, o ponto que mais me chamou atenção nessa história é a utilização da teoria da criação do mundo através das energias, sendo elas: Água, Fogo, Luz, Trevas, Ar e Terra. A questão de um mundo criado através desse equilíbrio e da sua utilização pelos humanos como condutores dessa energia é fascinante e muito bem trabalhada ao longo do livro, o que só faz com que essa seja mais uma das excelentes surpresas que o universo literário me proporcionou nesse ano que está terminando.
Bom, espero que tenham gostado da minha retrospectiva 2015 e que 2016 nos traga mais leituras, aventuras, um pouquinho de lágrimas (desde que sejam relacionadas a livros rsrs), mas o mais importante de tudo, muita saúde pra usufruir disso tudo, amor pra compartilhar com todos a nossa volta e que o próximo ano seja repleto de coisas boas para todos nós!! Feliz Ano Novo e a gente se vê em 2016!!
Share on Google Plus

About Gabrielle Richardot

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário