.

Resenha: The Law of Moses - Amy Harmon

Sinopse (tradução livre): "Se eu te disser desde o começo que eu o perdi, será mais fácil pra você suportar. Você saberá o que irá acontecer e irá doer. Mas você poderá se preparar.
Alguém o encontrou em um cesto em frente a lavanderia Quick Wash, enrolado em uma toalha, com apenas algumas horas de vida e à beira da morte. Ele foi chamado de Moses quando contaram sua história no jornal das 22hs, o pequeno bebê deixado em uma cesta em uma lavanderia suja, nascido de uma mãe viciada em craque e que todos esperavam que tivesse todos os problemas do mundo. Eu imaginava o bebê do craque tendo uma enorme fissuram que passava por todo seu corpo, como se tivesse sido quebrado no nascimento. Mas eu sabia que não era esse o significado do termo, no entanto a imagem permaneceu comigo. Talvez fosse o fato dele ser danificado que me atraiu a ele desde o começo.
Tudo aconteceu antes de eu nascer e quando eu conheci Moses e minha mãe me contou sobre ele, a notícia já era velha e ninguém queria mais saber dele. As pessoas amam bebês, até mesmo bebês doentes. Até mesmo bebês do craque. Mas bebês crescem e se tornam crianças, e crianças crescem e se tornam adolescentes. E ninguém quer um adolescente problemático.
E Moses era problemático. Moses era uma lei em si mesmo. Mas ele também era estranho e exótico e lindo. Estar com ele mudaria minha vida de formas que eu jamais poderia esperar. Talvez eu devesse ter ficado longe. Talvez eu devesse ter ouvido. Minha mãe me avisou. Até mesmo Moses me avisou. Mas eu não mantive a distância.
Então começa a história de dor e promessas, de corações partidos e de cura, de vida e de morte. Uma história de antes e depois, de novos começos e infinitos. Mas acima de tudo, uma história de amor."

Hoje eu vou começar essa resenha diferente de todas as outras, porque essa autora é diferente e acho que a melhor forma que eu tenho de fazer jus ao talento que ela demonstra é começando pela nota que esse livro recebe: 5 estrelas, são cinco estrelas pra uma história envolvente, que te fará rir, chorar, pensar, aprender e rever alguns conceitos. Uma trama, que como todo livro de Amy Harmon, você vai levar pro resto da sua vida!!

Bom, mas eu também sei que vocês não querem só uma nota e eu jamais seria injusta ao ponto de não contar um pouco da história que esse gênio literário nos presenteia. Então vamos lá...

A trama gira em torno do romance entre Moses, um filho de um viciada em drogas, e Georgia, uma menina do interior americano, cujos pais praticam terapia equina em sua fazenda. Acontece que eles não são somente isso, ambos os personagens são muito mais multidimensionais.

Georgia é sim uma menina que vive uma vida simples, que possui uma certa inocência de quem vive em uma cidade pequena. No entanto ela também tem uma personalidade forte, é uma loira de 1,70, que participa de rodeios e treina cavalos, além de ajudar a família. Ela é determinada e a partir do momento que decide se tornar amiga de Moses, ela fará de tudo para ajudá-lo, não importa os riscos que esteja correndo.

Eu tenho que admitir que eu adoro a Georgia, ela é uma das minhas protagonistas femininas que eu mais gostei, por diversos motivos. Ela não leva desaforo pra casa, mas não é rude com as pessoas. Ela tem uma certa inocência, mas é muito sábia em diversos outros sentidos. Ela tem uma trajetória de crescimento muito bonita ao longo do livro, desde o primeiro contato com Moses e ao longo de todas as provações que a vida lhe mostra e isso dá muita credibilidade pra essa personagem fantástica.

”Eu não sabia o que fazer com ela. Ela era um coringa. Ela era uma garota de cidade pequena, com um jeito simples de falar e pensar, e um jeito honesto de ser que me excitava e me apavorava ao mesmo tempo. Eu queria correr pra bem longe. Mas ao mesmo tempo, eu passava o tempo todo pensando nela.” 

Moses é um dos personagens mais complicados que já tive o prazer de conhecer, mas em um sentido totalmente positivo. Ele foi abandonado pela mãe quando bebê e passou a vida toda sendo rejeitado por todos de sua família que simplesmente não entende seus dons, o que somente gera nele mais medos e inseguranças, justificando suas ações em diversos momentos. Não me entendam mal, Moses não é um cara mau, longe disso, mas ele também não é perfeito e lida com a dor e as dificuldades da melhor forma que pode, principalmente através de sua arte, que é tão mal compreendida.

Ele vai morar com a bisavó Gigi com dezoito anos, quando está em seu último ano de escola, e que personagem marcante ela é. Todos deveriam ter uma Gigi em suas vidas. Ela faz o melhor que pode para guiá-lo e é uma das responsáveis diretas pelo seu amadurecimento.

”Então deixe a água cair. Deixe-a cair sobre tudo. Deixe-a fluir por sua cabeça e por seus olhos. A água é pura quando ela leva a dor embora. Pura quando limpa. Deixe-a levar as cores embora.” 

Moses literalmente come o pão que o diabo amassou durante esse livro e é sensacional acompanhar todo o seu processo de crescimento ao longo da história, de menino a homem, e que trajetória bonita, emocionante, difícil, carregada, mas também engraçada e no fim das contas linda, porque no fim o amor é mais forte e supera tudo.


A história é contada em duas partes, da infância até a adolescência de Georgia e Moses e depois com eles na fase adulta, então podem esperar um pouco de angústia ao longo do livro. Mas tudo faz parte de um processo e nada acontece em vão.

A trama também trata de assuntos como religião, mas não no sentido estrito da palavra, mais no sentido da fé demonstrada em diversas formas, dramas psicológicos e também tem um toque de mistério.

“Existem leis. Existem regras. E quando você as quebra, existem consequências. Leis da natureza e leis da vida. Leis do amor e leis da morte.” 

O livro é novo e infelizmente ainda não tem previsão de lançamento em português, mas eu recomendo mesmo pra quem tem um inglês básico, já que a história não possui um vocabulário muito difícil de compreender.

Com personagens principais e secundários marcantes, e uma história de tirar o fôlego, é uma leitura que eu mais do recomendo, eu indico como uma obra obrigatória pra vida e espero que vocês leiam e gostem tanto quanto eu. Bom, até a próxima e espero ouvir de vocês sobre o que acharam dessa leitura no futuro!!
Share on Google Plus

About Gabrielle Richardot

    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários :

  1. Adoro esses livros com uma pegada meio sinistra e ao mesmo tempo engraçada (pelo q entendi do que você disse). Enfim, o livro parece ótimo, mas nunca li um livro em inglês, rs. Espero um dia poder ler e começar por esse ;))) Adorei a resenha, bjinhos ^^

    http://blogcafecomdaniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A vc falou tao bem ^^ e eu nao leio em ingles acho foda pensar q uma mae abandona o filho .

    ResponderExcluir
  3. Caramba FL amei essa resenha, amei esse livro, já estou amando os personagens, estou louca para lançar em português, obrigado mais uma vez por nos dar essas dicas de leitura, com certeza esse livro vai entrar na minha lista.
    beijinhos Vih:3

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabrille, tudo bem?

    Pela sinopse do livro eu não fiquei nada interessada, mas sua resenha mudou completamente minha opinião. Gostei bastante do fato da protagonista de um livro nesse estilo não ser "bobinha" demais, mas já o Moses, eu não tenho certeza do que achei dele, acho que só com a leitura eu poderia saber. Ainda assim, acho que vou esperar até alguma editora lançar aqui no Brasil para poder ler.

    Bjinhos,
    Respire Livros

    ResponderExcluir
  5. Também não fiquei muito interessada não, preciso ler o livro pra ter uma opinião concreta, sobre a capa? Achei ótima e sincronizada com o conteúdo, o complicado mesmo é ler em inglês.

    ResponderExcluir