.

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas - Renan Carvalho

"Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. 

No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos."

Bom, hoje eu vim aqui pra contar pra vocês sobre as minhas impressões sobre esse livro que está fazendo o maior sucesso para os amantes de fantasia, do autor nacional Renan Carvalho.

A história se passa em uma cidade que vive sobre um regime ditatorial que acaba sofrendo muito por conta disso, uma vez que os políticos e membros dessa elite são os únicos que usufruem de regalias, com o restante da população vivendo em diversos níveis de precariedade. O governo controla tudo, desde o funcionamento dos transportes até aquilo que é ensinado nas escolas e aos poucos passa a utilizar a ignorância da população para gerar uma guerra civil em que os magos seriam os culpados por tudo aquilo de ruim que acontecia com a sociedade.
"No restante do dia, temos ciências. Essa sim é uma matéria que detesto. Eles só ensinam besteira, eu sei. Mas não me atrevo a dividir essa opinião com outros alunos. O governo é bastante rígido com pessoas que desafiam a veracidade de seus ensinamentos."
A trama é muito bem escrita, com reviravoltas do começo ao fim e já vou avisando, a série terá três livros, então prepare seu coração, porque esse livro deixa em aberto várias questões a serem resolvidas. Mas não se preocupem, o livro dois tem previsão para ser lançado ainda esse ano e para quem ficar curioso, na nova edição de "O Encantador de Flechas" tem o comecinho do segundo livro da série, que vai se chamar "A Estrela dos Mortos".

Bom, quanto aos personagens, Leran é o personagem principal e inicia a história como um menino de dezessete anos normal, muito apegado à família, principalmente ao avô, que o ensina escondido a arte do encanto. Ao longo da trana ele passa por momentos difíceis e é obrigado a superar perdas e obstáculos que fazem com que ele cresça como personagem, o que o torna ainda mais interessante e intenso. Utilizando suas habilidades com o arco e flecha, ele se verá imerso no universo rebelde, tendo que evoluir como pessoa e como lutador para proteger aqueles que ama e desvendar os motivos por trás de todo o confronto.

Os personagens secundários também são interessantes, uma vez que são multidimensionais, ou seja, sempre existe algo além do que enxergam os olhos no que toca a motivação de cada personagem, o que torna difícil para nós leitores ter uma opinião definitiva de cada um deles. No final das contas, percebemos que são todos humanos, com falhas, algumas mais redimíveis que outras, mas ainda assim, isso traz uma característica intrigante para cada um deles.

Agora, o ponto que mais me chamou atenção nessa história é a utilização da teoria da criação do mundo através das energias, sendo elas: Água, Fogo, Luz, Trevas, Ar e Terra. A questão de um mundo criado através desse equilíbrio e da sua utilização pelos humanos como condutores dessa energia é fascinante e muito bem trabalhada ao longo do livro.
"O equilíbrio veio com o tempo. Durante os milênios o lugar manteve um lado extremamente quente e outro extremamente frio; um lado sem luz e outro com forte iluminação; um lado sufocado no vácuo, repleto de poeira, e outro com vendavais incontroláveis. Aos poucos, as energias se espalharam e foram equalizando o ambiente, sem deslocar seus núcleos de energéticos estabelecidos em cada um dos polos."
Uma leitura que eu considero quatro estrelas, mais pelo fato de ser uma trilogia e eu querer saber como o autor pretende dar continuidade a essa trama nos próximos livros, mas que eu com certeza recomendo para aqueles que são fãs de literatura fantástica. Com uma escrita envolvente e uma gama de personagens bem desenvolvidos, o autor consegue criar um universo fantástico e uma trama que te te encantam e te prendem do início ao fim da leitura.

Bom, espero que tenham gostado e em breve a gente volta com mais resenhas do novos lançamentos do universo literário.
Share on Google Plus

About Gabrielle Richardot

    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 comentários :

  1. Ja tinha visto a capa e achei bonita . A historia parece muito boa . E pra quem.ama fantasia como eu rs vai entra na lista .

    ResponderExcluir
  2. Fiquei estremamente apaixonada pela capa, pelo incrível que pareça não tinha iuvido falar deste livro (moro em uma caverna rsrsrs) mas cincerteza entrou para minha with list

    ResponderExcluir
  3. Já botei na minha lista por 3 motivos:
    1 - é nacional, eu adoro como os livros brasileiros estão sendo cada vez mais procurados e adorados
    2 - é de fantasia, um dos gêneros q mais gosto
    3- tem arco e flecha, eu sou completamente apaixonada por esse tipo de instrumento

    ResponderExcluir
  4. Não me interessei nem um pouquinho pelo livro. Não gosto de livros de literatura fantástica com magos e etc. Sou fã mesmo de romance contemporâneos.

    ResponderExcluir
  5. Já vi muitas pessoas falando sobre o livro, mas não me atrai muito.

    ResponderExcluir
  6. O fato de ser autor nacional escrevendo literatura fantástica já merece nossas palmas.
    Parabéns pela resenha e por essa divulgação de um livro BR..rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Já vi tantas pessoas falando super bem desse livro, mas infelizmente não curto muito literatura fantástica.

    ResponderExcluir