.

Resenha: Divergente - Veronica Roth

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Bom, o primeiro livro começa introduzindo a história da Beatrice (Tris) e do Quatro dentro dessa sociedade dividida entre 5 facções (Franqueza, Abnegação, Amizade, Audácia e Erudição).

Primeiro eu queria falar que a ideia de uma sociedade dividida em facções é bem interessante e bem trabalhada pela autora, que consegue polarizar bem os integrantes e demonstrar quais seriam as suas reações se estivessem sobre a influência de uma dessas facções.

Outra parte importante é a questão dos divergentes, que são as pessoas que não se encaixam em uma facção específica, ou seja, seriam as pessoas que poderiam ter o estímulo de mais de uma dessas características, como é o caso da Tris.

A história gira em torno do casal, desde a iniciação de Tris e vai evoluindo quando uma revolução se inicia, quando uma das facções tenta tomar o poder a força, sem se importar com as consequências de suas ações.


Ao longo do livro a gente consegue ver bem a evolução da Tris, desde a menina que deixou pra trás sua facção de origem dos abnegados, até a guerreira que fará de tudo para proteger aqueles que ama. Também passamos a descobrir mais sobre Quatro, de onde ele vem e o porquê dele agir da forma que age em algumas circunstâncias.

No geral o livro é bem legal, com uma trama envolvente e cheia de reviravoltas. Não posso falar muito para não dar nenhum spoiler, mas é com certeza uma leitura que eu recomento.

Espero que vocês tenham gostado e em breve voltamos com as resenhas do restante dos livros da série!!
Share on Google Plus

About Gabrielle Richardot

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :