.

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

Fangirl - Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 424
ISBN: 9788542803686
Sinopse: "Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?"

Oi, gente! Tudo bem com vocês? A resenha de hoje vai ser um pouco diferente, porque esse livro não foi bem o que eu esperava, por isso estou tendo dificuldades em expressar meus sentimentos em relação a ele.
Tudo que eu mais queria era chegar aqui e dizer: "Gente, Fanfirl é mais uma obra prima da Rainbow, o livro é sensacional, não deixem de ler!", mas essa não é bem a história...

Como vocês leram na sinopse, o livro conta a história de Cath, uma garota viciada nos livros de Simon Snow (leia-se Harry Potter rsrs). Ela tem livros, posters, camisetas e todo o pacote de super fã.
Só que o mais legal é que ela escreve uma Fanfic super famosa sobre esse livro, e nela os dois personagens principais Simon (Harry) e Bass (Draco) são apaixonados um pelo outro. Achei super legal esse lance de uma Fanfic gay =)


Entre os capítulos de Fangirl, encontramos trechos do livro original de Simon Snow e também da Fanfic escrita por Cath. Isso é algo que irrita muito, porque são MUITOS trechos e você acaba imaginando que vão ter algo a ver com a história, ou pelo menos vão acrescentar alguma coisa, trazer uma bela lição no final, mas não.

O livro é bom, a escrita é boa, a história é legal, mas eu esperava mais.

Acho que outro ponto que influenciou muito no meu desapontamento pelo livro foi a personagem principal. Se eu fosse resumi-la em duas palavras, seriam: chatinha e reclusa. Em vários momentos do livro ela simplesmente não interagi com nenhum dos personagens, sempre prefere ficar em seu quarto, não quer fazer amigos, não conversa nem mesmo com a colega de quarto. 

Para que não me entendam mal, eu entendo que as vezes queremos ficar sozinhos e não falar com ninguém, mas a Cath faz disso um estilo de vida. Ela não dá às outras pessoas a chance de conhecê-la, sem falar nas pré-concepções que ela faz das pessoas sem ao menos conhecê-las. Enfim, eu odeio personagens principais que são chatas.

Claro que a Cath também tem pontos positivos, como: ser uma ótima filha, uma ótima irmã e - como vamos perceber mais tarde - também uma ótima amiga.

Apesar dos pontos negativos, o livro traz várias lições tratando do problema de abandono pelos pais, doenças psiquiátricas, alcoolismo e a transição para a vida adulta.

Em minha humilde opinião, o ponto forte do livro é o Levi, um personagem divertido, espontâneo e com um que se suspense, que "sabe-se lá como" foi se apaixonar pela Cath. Ele está sempre por perto, se preocupa, é prestativo. Um personagem real e palpável, típico da Rainbow, algo que eu esperaria da autora do maravilhoso “Eleanor & Park”.


As partes que descrevem o relacionamento de Cath e Levi são muito legais, um descanso dos momentos de reclusão excessiva da nossa personagem principal.

Enfim, se me pedissem para classificar o livro, a nota seria 3/5. Um livro bem escrito, leitura que flui, trata de questões importantes, mas que não se tornou um must-read, nem sei se leria novamente. 

Bom, essa foi a minha opinião, infelizmente. E vocês? O que acharam?
Share on Google Plus

About Juliana

Juliana, 27 anos, bookaholic. Sou apaixonada pelo universo literário, adoro falar sobre livros, trocar indicações, saber das novidades, etc.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários :

  1. Oii, nunca li nenhum livro da autora, e, por incrível que pareça, essa é a minha primeira resenha também... Me senti meio decepcionada em saber que esse livro não é bom; assim como você, odeio essas personagens principais que são chatinhas. Meio que acaba sendo uma perda de tempo, pois os temas ficam meio que relevantes... Mas quem não gosta de personagens espontâneos? Provavelmente, eu leria esse livro só pelo Levi. Beijo,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jé!

      Se você nunca leu nada da Rainbow, comece por Eleanor & Park. Eu AMEEEI o livro e ele entrou pra lista dos meus favoritos.

      Quanto a Fangirl, espero que você tenha uma impressão diferente da minha e goste mais do livro, fiquei triste porque esperava beeem mais dele =/

      Depois volta aqui pra contar pra gente o que achou dos livros da Rainbow ;)

      Bjs!

      Excluir
  2. Oii,
    Eu adorei Eleanor & Park, e com isso já estou na ânsia pra ler esse.. recebi esses dias.
    Espero gostar, mesmo sabendo que há um risco de se decepcionar... a protagonista não parece ter o estilo das minhas favoritas, mas...

    bjs e um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!

      Tente não esperar tanto de Fangirl que quem sabe você não acaba gostando bem mais que eu, né?

      Eleanor & Park continua sendo meu preferido da autora.

      Não vejo a hora de ler sua resenha com as impressões sobre Fangirl.

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oi Ju!!

    Tinha escrito um comentário todo lindo e fofo, aí meu celular descarregou e perdi tudo rsrs. Vou tentar lembrar o que tinha escrito: Hoje tava olhando o instagram e vi uma pessoa comentando que esse livro não era o que a pessoa esperava. Aí lembrei que vc tinha resenhado ele aqui, e como ainda não tinha lido, vim ler sua opinião.

    E me decepcionei muito, não tinha noção que o livro fosse assim. Achava que ele fosse melhor porque tinha lido uma resenha perfeita dele, mas depois da sua opinião me desanimei em comprá-lo. Acho que vou deixar ele pra lá, pelo menos por enquanto, vou passando os outros livros da minha lista na frente dele rsrs.

    Amei sua resenha, Ju, você me salvou rsrs

    Beijos! *-*

    ResponderExcluir