.

[Projeto BLC] Postagem #02 - Livros ou Travessuras?

Esta postagem faz parte do Projeto Blogagem Literária Coletiva, promovido pelos blogs Chá & Livros, Os Literatos e Diário de uma Livromaníaca.



Hey, bookworms! Foi divulgado o tema da segunda postagem do Projeto Blogagem Coletiva e é claro que nós do Fofocas Literárias não iríamos ficar de fora!

Tenho que confessar que eu e a Ju A-MA-MOS o tema "Livros ou Travessuras" e ficamos super animadas em fazer este post em clima de Halloween.

O desafio consiste em associar os famosos personagens dos filmes e livros de terror a algum livro que a gente tenha lido.

Como somos em duas aqui no blog, a gente resolveu cada uma comentar sobre 5 livros, por isso os nomes na frente de cada resposta.

Bom, aqui vamos nós e esperamos que vocês curtam a brincadeira...

Livros ou Travessuras?

1 - Livro Drácula: Os vampiros são caracterizados por sugar o sangue alheio, cite aquele livro que sugou todas as suas forças, deixando você sem ar.

Gabi: Definitivamente Cinquenta Tons de Cinza da E.L. James.
Confesso que na época não conhecia esse gênero de leitura e nem sabia muito bem a história do livro, mas a Ju tinha me indicado e eu meio que comprei às cegas. Mas "Meeeu Deeeus do Céééu!!!", logo nas primeiras cenas fiquei sem ar e acho que fiquei assim até o fim do terceiro livro, hahaha.
Ok, a trama nem é tão sensacional, mas ninguém pode acusar a autora de não saber escrever sobre um romance quente. Eu A-M-E-I!!


2 - Livro Fantasma: É de consenso geral que os fantasmas existem nas histórias de terror para assustar e assombrar a todos. Comente sobre aquele livro que te assombrou durante muito tempo.

Gabi: É um livro que eu li em inglês, mas ele realmente me assombrou por um tempão.
Chama Blind Ossession (Cega Obssessão) da Ella Frank, e a autora fez uma coisa super legal, ela criou um blog pro livro. Acontece que uma das protagonistas toca violino, enquanto que o protagonista é artista, então em várias cenas do livro a autora pedia pra você entrar no blog pra acompanhar determinada cena com determinada música, ou ver como uma obra tinha ficado quando pronta.
Resultado, um dos livros mais marcantes da minha vida. A história é linda, apesar de ser um livro triste, mas com certeza é um romance inesquecível que me assombra até hoje.

3 - Livro Lobisomem: Tal qual a licantropia que passa de mordida por mordida, cite um livro que você gostou tanto que indicou a várias pessoas.

Ju: Bom, como existem vários livros que eu gosto muito e que indico pra todo mundo, vou falar do mais recente deles: Eleanor & Park da Rainbow Rowell.
Este livro é tão especial, tão fofo, tão bem escrito e tão real, que mexeu muito comigo. Eu simplesmente DEVOREI esse livro, foi uma daquelas leituras ininterruptas, tipo: "meu Deus, não posso nem parar pra comer porque a leitura tá muito boa", rsrsrs.
Pra quem gosta de um romance fofo e bem estruturado, com temas cotidianos bem inseridos e, claro, com uma playlist maravilhosa, "Eleanor & Park" é um prato cheio, sem dúvida alguma. RECOMENDADÍSSIMO!

4 - Livro Bruxa: Bruxas são famosas por jogarem feitiços e maldições nas pessoas. Portanto, conte-nos qual livro que te enfeitiçou, pode ser tanto de forma positiva quanto negativa.

Ju: Pra não ficar só falando de livros que eu gostei. Vou escolher um livro que lançou um feitiço negro maligno e muito poderoso sobre mim: Charlotte Street de Danny Wallace. Eu detestei esse livro! Primeiramente, porque ele traz uma frase tão tão tão MENTIROSA na capa: "Um romance engraçado e irreverente. Uma história de amor...". Gente, essa é a maior mentira de todos os tempos! Me lembro como se fosse ontem, eu na Bienal do Livro de SP, em 2012, e toda a divulgação que a Novo Conceito fez em cima desse livro, prometendo um romance maravilhoso. Não pensei duas vezes e comprei. POR UM PREÇO ABSURDAMENTE CARO! Quanto arrependimento! Passei umas belas 200 páginas ouvindo relatos de um homem a beira do fracasso, sendo bem otimista. E o tal romance citado na capa? Puff... Não vi nem o cheiro. O protagonista tinha visto a mocinha uma única vez e nem sequer falou com ela. Gente, eu já havia passado da metade do livro e NADA de romance. NADA MESMO! Enfim, não recomendo esse livro pra nada, talvez apenas para peso de porta, pois o danado é bem grandinho!

5 - Livro Frankenstein: Infelizmente, o Frankenstein é aquele personagem o qual as pessoas julgam pela sua aparência aterrorizadora. Em sua homenagem, comente aquele livro que a princípio você julgou mal pela capa, mas ao ler você acabou gostando da história.

Ju: Adorei essa história de "Livro Frankenstein", rs. Sei que essa história de julgar mal pela capa já aconteceu comigo e sei que foi mais de uma vez, mas rapidamente o primeiro livro que me vem à mente é: @mor do Daniel Glattauer.
Gente, sejamos honestos, que capinha mais feiosa essa que a editora Suma das Letras escolheu pro lançamento de @mor aqui no Brasil.
Hoje em dia o livro tem uma capa linda e que eu morro de vontade de ter na minha estante, mas, como venci meus preconceitos e comprei o livro mesmo com a capa feiiinha, tenho que me contentar com essa feiurinha na estante.
Pra compensar esse tremendo erro na escolha da capa, temos um livro divertido, fofo, irreverente, adulto e honesto. Adorei a história, a narrativa em e-mails e a forma como o autor conduziu as coisas. Só preciso alertá-los de uma coisa: esse livro tem continuação e, infelizmente, ela é um pouco decepcionante - ao menos, foi decepcionante para mim.


6 - Livro Zombie: O Zombie é aquele personagem clássico que não dorme. Qual foi o livro que te fez ficar acordada a noite toda sem conseguir parar de ler?

Gabi: Olha, sem dúvida nenhuma esse eu sei que seria a resposta da Ju também. Trata-se de um livro que infelizmente não foi traduzido pro português, mas que é lindo, tudo de bom, maravilhoso, apaixonante, daqueles que você não vai querer largar nem pra tomar banho!!!
O livro chama-se The Boy Who Sneaks In My Bedroom Window da Kirsty Moseley e, se eu fosse você, eu corria AGORA pra comprar e começar a ler ele HOJE. Você não vai se arrepender!!! Este é um daqueles livros favoritos pra vida toda, sabe? Que te faz suspirar e sonhar e querer estar no lugar da personagem principal em diversas passagens... Enfim, SUPER RECOMENDO!

7 - Livro Gato Preto: Essa é aquela lenda que você não sabe se acredita ou não e acaba ficando confuso. Sendo assim, fale daquele livro que te deixou confuso, sem saber muito bem como reagir a ele.

Ju: Essa deu trabalho, rs! Depois de muito pensar me lembrei do livro Ladrão de Almas da Alma Katsu. Esse livro é realmente contraditório, começa com uma narrativa sutil e envolvente e de repente insere questões bem pesadas. Você acompanha a personagem principal fazer de TUDO por aquilo que deseja e as consequências de suas escolhas. Por mais que alguns pontos tenham me irritado e que muitas das decisões da protagonista tenham ido contra tudo aquilo que acredito, eu não conseguia larga o livro, li em 2 ou 3 dias (não me lembro agora), e no final fiquei com uma sensação bem estranha, um sentimento de confusão, não sabendo definir se gostei ou não do livro. Até hoje não tenho um posicionamento formado, quem sabe com uma segunda leitura, né?

8 - Livro Fogueira: A fogueira foi a causa das mortes injustas de muitas “bruxas”, assim como um símbolo presente em várias narrativas de horror. Conte sobre aquele livro que acendeu uma chama interior e te deixou pegando fogo de tanta raiva.

Gabi: Hahaha! Esse é fácil! Foi um livro que a fofíssima cofundadora do blog Ju me indicou.
Chama-se Cretino Irresistível da Christina Lauren.
Me desculpem pra vocês que gostaram desse livro, mas eu simplesmente ODIEI!!!
Eu não gostei de nenhum dos dois protagonistas, além de ter achado a história ruim de doer. O grande problema, e é daí que vem tanta raiva, eu não consigo parar um livro na metade, por pior que ele seja. Resultado: no fim do livro eu queria matar os personagens principais e a Juliana hahaha

9 - Livro Cavaleiro Sem Cabeça: Diz a lenda que o Cavaleiro que assombrava Sleepy Hollow perdeu a cabeça durante a Guerra da Independência dos EUA. Porém aqui o que faz perder qualquer parte do corpo são os livros, por isso, conte-nos sobre aquele livro que te fez perder a cabeça, ou seja, a compostura.

Gabi: Para este aqui acho que minha resposta seria o Toda Sua da Sylvia Day. Quando eu li ele a primeira vez (sim eu reli ele umas 8 vezes, sem exagero hahaha) eu me apaixonei pelo Gideon Cross. Ai Meu Deus que homem maravilhoso!!! Sabe aqueles livros que você se apaixona de cara pelos personagens? Foi assim, e aí já viu né, não tem mais jeito, perde até a rumo, hahaha.
Apesar da autora ter me decepcionado nos últimos tempos com toda essa enrolação com o término da série, o Gideon Cross ainda me faz até hoje perder a compostura.

10 - Livro Cemitério: O cemitério é um cenário clássico do Halloween e das narrativas de terror, ele é considerado um lugar terrivelmente calmo e silencioso, reservado para o sepultamento dos mortos. Para caracterizar o cemitério, cite aquele livro que você enterrou na sua estante, não terminou de ler ou nem mesmo começou, seja por ter esquecido ou por ter desanimado com a história.

Ju: Devo admitir que não deveria ter criado tantas expectativas sobre este livro. A capa, o título e a sinopse me deixaram com muita vontade de ler À Caça de Harry Winston da Lauren Weisberger. Fiquei doida quando descobri que a Gabi tinha e o livro e fui logo pedindo emprestado. Pulei toda a minha fila de leitura e comecei a ler... Inicialmente não vi nenhum problema, a história se desenvolvia bem, a premissa era interessante - gostei muito desse negócio de ser um livro sobre três amigas, ainda mais por uma delas ser brasileira. Mas - claro que tinha que ter um "mas" - em determinado ponto, o livro foca em Leigh, a amiga que tem um beeelo namorado e uma carreira de sucesso. O problema é que a Leigh é a mais chata das três amigas. Tão chata, mas tão chata que se tornou a responsável pelo abandono de um livro que tinha tudo pra se tornar um dos meus queridinhos. Infelizmente o descontentamento dela para com sua vida perfeita me irritou muito. Enfim, o livro DA GABI tá lá na MINHA ESTANTE até hoje (sorry, Gabi =/ rs)!


Bom, é isso. Gostaram do nosso TOP 10 - Livros ou Travessuras? Conta pra gente quais livros estariam na lista de vocês, vamos adorar saber... =)
Share on Google Plus

About Gabrielle Richardot

    Blogger Comment
    Facebook Comment

9 comentários :

  1. Adorei essa tag! <3 Super te intendo com " Cretino Irresistível ". De inicio eu estva gostando, mas ai as coisas começaram a ficar rápidas demasi 9e até forçadas), mas eu não conseguia parar de ler. Aconteceu algo semelhante com Belo desastre da Jamie McGuire, tem resenha lá no blog explicanto muelhor todos os meus "feelings".

    xx, Julie

    feitasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Julie, foi uma grande decepção, tanto é que eu nem li o restante da série, de tão traumatizada que eu fiquei! Nossa, mas Belo Desastre, jura? Mas livro é assim mesmo né?! Às vezes todo mundo ama, mas se vc não consegue se conectar com os personagens, não adianta, o mundo pode ter gostado e vc vai continuar achando ruim hehe Adorei i comentário!! Beeijoss, Gabi!!

      Excluir
  2. Eu apreciei muito a leitura de Ladrão de Almas, fiquei tipo "como assim?" em algumas partes mas amei, principalmente a personagem principal, que apesar de ter sido burrinha no começo amadureceu muito no decorrer da narrativa.
    Quero muito ler Eleanor & Park, parece ser muito bom.

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tema achei legal por esse tipo de coisa. Às vezes o que marcou uma pessoa é um livro super desconhecido, às vezes tem um livro super famoso que vc odiou, daí é legal pra vc ver opiniões diferentes. Eleanor & Park eu comprei na Bienal, ainda não li também, mas a Ju fala tão bem dele que mal posso esperar. Valeu pelo comentário Gabi!! Beeijoss!!

      Excluir
  3. Eu sou apaixonada por @mor, e é um livro que poucas pessoas conhecem. Tanto ele quanto a continuação são perfeitos. Outro livro que eu gostei muito foi Eleanor & Park, uma leitura perfeita!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu mesma não conhecia antes da Ju escolher ele pra colocar na postagem, agora já foi pra lista de livros pra ler haha Eleanor & Park é unânime, todo mundo que leu amou, to com ele lá em casa prontinho pra começar hehe Obrigada pelo recadinho Dé!! Beeijoss, Gabi!!

      Excluir
  4. Nossa que post legal ! Adorei ! Concordo com você quando fala de Charlotte Street. Fui cheia de expectativas pra cima dele, esperando um romance muito maravilhoso e divertido, como prometia mas aí... bleh ! Odiei. Demorei horrores para terminar de ler, e me arrependi completamente de ter gasto esse tempo da minha vida ! Livro mentiroso, não dá, né ? Eleanor & Park é muito bom mesmo, e ainda tem uma capa linda <3
    Beijos,
    Ana.
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaa! =)
      Adorei ter encontrado alguém que concorda comigo. Aquele Charlotte Street é muito chato e me marcou por causa das grandes expectativas que criei... Livro blergh! rsrs
      E Eleanor é todo lindo: capa, conteúdo, personagens, autora fofa *-*

      Excluir
  5. Queria te dizer que gostei de seu blog e por isso já o estou seguindo, bem como curti sua pg no FB.
    Se puder, dá uma passadinha no meu blog.
    Abraços
    www.fatoscuriososdahistoria.com

    ResponderExcluir