.

Resenha: A menina que não sabia ler - John Harding


O livro conta a história de Florence, uma garota que vive isolada em uma mansão e completamente esquecida por seu tio e tutor. Florence e seu irmão Giles passam os dias brincando e inventando novas aventuras, até o dia que Giles é obrigado a começar seus estudos, sendo mandado para um internato. Proibida de estudar e agora sem a companhia do irmão, Florence passa a vagar os cômodos da casa, momento em que se depara com a imensa biblioteca esquecida da mansão. 

A partir daí, Florence passa a frequentar o cômodo às escondidas, já que os funcionários da mansão cumprem as ordens de seu tio de não lhe deixar estudar, aprendendo a ler por conta própria. Após um incidente com seu irmão, que o obriga a voltar para casa por um tempo e a contratação da Srta. Taylor, acontecimentos estranhos passam a ocorrer e entre as histórias de seus livros, as novas amizades e os mistérios que escondem a residência, as coisas não serão as mesmas para os moradores da isolada mansão. 


Considerei um livro muito bem escrito, que soube misturar bem os elementos de mistério, com a visão infantil do mundo, de forma a não tornar a história sem nexo ou infantilizada demais. Florence é uma personagem complexa, que reflete bem o tempo em que vive, mas ao mesmo tempo traz elementos de independência da mulher moderna, mas mantendo seus traços infantis.



“Pela primeira vez compreendi que não havia nada inteiramente bom e nada inteiramente ruim, que cada página tem uma mancha e, por essa mesma razão, eu esperava todas as noites sombrias por uma pequena luz brilhante.Isso me deu esperança.” 

“Com que facilidade a mente se torna egoísta. Com que facilidade deixamos de lado a perspectiva de um futuro desastre pelo prazer do presente!”

Apesar da história girar em torno de Florence e sua visão do mundo, os personagens secundários, como seu irmão Giles, a Srta. Taylor e os funcionários da mansão, trazem mais profundidade para a personagem, bem como inserem o ponto de vista adulto nas situações que ocorrem ao longo do livro.

No geral é um ótimo livro, que daria 5 estrelas, pois ele te prende, cria dúvidas e te faz pensar, e com certeza vai te surpreender, por isso vale muito a pena ler.


Enfim, espero que tenha ajudado e em breve voltaremos com mais resenhas pra vocês.
Share on Google Plus

About Gabrielle Richardot

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Muito legal esse livro. Excelente blog, ótimas dicas para quem gosta de ler e ficar atualizado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, mas tenho vontade de ler, pena que estou muito ocupado :/

    ResponderExcluir