.

Fofoca Literária: Biblioteca Digital


Gente, pra curar a ressaca causada pela Bienal do livro, aqui vai uma fofoca literária pra vocês.

Uma Universidade americana resolveu construir uma biblioteca digital. Sim, é isso mesmo, uma biblioteca sem prateleiras ou pilhas cheias de livros.

A nova Universidade Politécnica da Flórida, ao abrir as portas também inovou, disponibilizando para os seus estudantes, uma biblioteca sem um livro sequer.

Os seus 500 mil alunos, vão ter acesso a cerca de 135 mil e-books.

A diretora de bibliotecas da universidade confirma a existência da biblioteca absolutamente sem livros físicos e afirma que eles têm permissão, através do programa pertencente ao sistema estadual de empréstimos entre bibliotecas, para imprimir os livros, no entanto eles recomendam aos estudantes que leiam e trabalhem usando as obras digitais.

A biblioteca tem 11 mil metros quadrados e está localizada em um gigantesco edifício branco, que teve seu design feito pelo arquiteto espanhol, Santiago Calatrava. Fora a ausência de livros físicos, o local é espaçoso e iluminado, contando com terminais de computadores, mesas e locais aconchegantes para leitura.

Uma verba de 60 mil dólares também foi disponibilizada para os alunos que procurem por livros que não estejam disponíveis na biblioteca e uma vez que o livro seja visualizado por duas vezes no sistema, ele será automaticamente comprado. Esse esquema permite que mais livros estejam disponíveis para os alunos e a universidade só precisa pagar quando os livros são utilizados, possibilitando aos estudantes fazerem escolhas diretamente quanto aos livros que eles querem ler e ter disponíveis na biblioteca.

Essa nova universidade oferece cursos exclusivamente em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, e o objetivo deles é preparar os alunos para a força de trabalho altamente tecnológica, disponibilizando pra eles experiência prática através da leitura.

A biblioteca sem livros não é a primeira existente na América, mas ainda é um fato raro de existir.

Carrie Russell, analista da Associação Americana de Bibliotecas acredita que em alguns pontos, os e-books de fato são melhores, já que as pessoas podem achar coisas mais facilmente, e consequentemente podem descobrir mais coisas ainda por acidente.

No entanto, nem todo mundo gostou da ideia. Alguns acreditam que apesar disso ser um reflexo do mundo moderno, os e-books não proporcionam a mesma experiência que os livros físicos e ainda acreditam que a conexão com o mundo dos livros físicos pode acabar se perdendo com isso.

Bom, eu achei uma ideia bem legal, principalmente porque eu sou fã dos e-books, mas a verdade é que nada se compara ao cheirinho de livro novo e a um bom livro físico. Enfim, acho que vai de cada, mas e vocês bookworms o que acham?

Share on Google Plus

About Gabrielle Richardot

    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários :

  1. O lugar é bonito, mas será que só eu sinto falta de várias estantes enchendo essas paredes?
    Também adoro e-book, mas realmente, não há nada que se compare ao cheirinho de livro <3 (de livro antigo então... huuuum)

    Bjs
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tenho muito medo deste avanço dos e-books, p mim os livros físicos são insubstituíveis, mas o futuro é esse né? Até pq eu fico pensando, onde vou guardar tantoo livro? Hhahahahaha
    Mas essa biblioteca é linda hein? Faltou só as prateleiras p ficar perfeita kkkkkkkkkkkkkkk!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  3. Achei a ideia bem legal. No mundo em que vivemos essa é uma ótima opção. Mas ainda prefiro pegar o livro na mão, percorrer os corredores procurando algo para ler. Existe prazer maior que isso?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todas vcs meninas!! Eu e a Ju A-MA-MOS livros físicos, vide nossa pequena indulgência de mais de 30 livros comprados na Bienal hahahah Mas acho bem interessante essa ideia da biblioteca digital, acho bem prática, ainda mais pra uma universidade, maaas ainda assim, nada nunca vai superar um bom livrinho de papel hahah

    ResponderExcluir